Convidados
CID BENJAMIN
Caio Barbosa cursou Ciências Sociais e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (1995-2002) e, desde 2000, trabalha em algumas das principais redações do Rio. Começou a carreira em O Fluminense, onde passou por todas as editorias, de Política à Economia, passando por Esportes e Gastronomia. Trabalhou por sete anos no Diário Lance! como repórter dos quatro grandes clubes do Rio e seleção brasileira. Passou ainda pelo portal Globoesporte.com e fez parte da equipe que implementou o portal institucional da Rede Globo. Após breve passagem como editor-chefe do portal SRZD, voltou ao jornalismo impresso, no jornal Extra, nas editorias de Esporte e Cidade. Está em O Dia desde 2012, onde cobre Política, Cidade e tem uma coluna semanal e um blog, "Bar & Boteco", sobre gastronomia de botequim. Recebeu, em 2015, junto com a equipe do jornal, o Prêmio Embratel de Jornalismo pela série especial sobre os "50 anos do Golpe Militar". Trabalhou, também, no grupo UOL/Folha, e como colaborador das revistas Scientif American, Nossa Língua, Marie Claire e Vogue.
JUPY JUNIOR
JUPY JUNIOR
Edmar Jupy Junior, carioca, 45 anos, é Bacharel em Comunicação – jornalismo (formou-se no ano 2000) e Mestre em Comunicação (2002), ambos os títulos obtidos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como redator em departamentos de comunicação de três editoras (Ediouro, Rocco e Razão Cultural); lecionou no curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá (Unesa); em 2015 foi professor substituto na graduação em Jornalismo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e lecionou no curso preparatório Radix. Foi editor de dois jornais em Itaguaí (RJ) – Atual e O Foco – nos quais escreveu principalmente sobre a política destes dois municípios. Desde janeiro de 2016 atua como subsecretário de Comunicação da Prefeitura de Mangaratiba (RJ).
RENATO AROEIRA
Cartunista, ilustrador, chargista e músico há cerca de 40 anos, Renato Aroeira publica atualmente no jornal O Dia. Como ilustrador ou chargista publicou em dezenas de órgãos da imprensa sindical, no Diário da Tarde, no Estado de Minas, De Fato, Em Tempo, O Globo, Jornal do Brasil, Estado de São Paulo, Brasil Econômico, o Sul, Isto É, Veja e Le Monde Diplomatique Brasil. Toca saxofone com o Trio das Quartas na noite carioca, e no Conga a Mulher Gorila, banda performática.
Fotógrafo profissional há 36 anos com passagens pelos jornais Correio Braziliense e Folha de S. Paulo, onde trabalhou 26 anos. Como coordenador de fotografia da sucursal de Brasília, participou de diversas coberturas - como reforma da Constituinte de 1988, viagens presidenciais nacionais e internacionais -, especializando-se em cobertura política. Hoje, é um dos sócios do site Fotos Públicas, trabalha para Agência PT e tem parcerias com o Jornalistas Livres.
LULA MARQUES
ANDRÉ DAHMER
Fernando Brito estudou jornalismo na ECO-UFRJ e começou na profissão quando entrava no segundo ano da faculdade, em janeiro de 1978, na editoria de Esportes de O Globo. Depois, trabalhou na Tribuna da Imprensa e na Última Hora. Foi assessor de Leonel Brizola durante duas décadas, até sua morte em 2004. Depois, foi assessor do PDT, partido ao qual pertenceu até 2013. Em 2009, passou manter, de início com o neto de Brizola, Carlos, o blog Tijolaço, apelido dos textos que o ex-governador publicava como matéria paga nos jornais.
PAULO CARRANO
Professor Associado da UFF, onde integra dois programas de pós-graduação, em Educação e em Cultura e Territorialidades. É coordenador do grupo de pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro e do Portal Ensino Médio Em Diálogo. A ênfase dos estudos e pesquisas que desenvolve está na problemática das relações dos jovens com os espaços públicos, os territórios e a escolarização. É autor de um livro, co-autor de outro e diretor e produtor de diversos documentários sobre juventude.
KÁTIA LIMA
É professora Associada da Escola de Serviço Social e professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente em temas como neoliberalismo, organismos internacionais, política educacional e contrarreforma da educação superior. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior/GEPES e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Trabalho Docente na Educação Superior/Rede Universitas, além de autora de vários artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior.
Diogo é professor de História formado pela Universidade Federal Fluminense. Desde 2015 atua como membro do grupo Professores Contra o Escola Sem Partido junto a outros professores e estudantes da área da educação que buscam construir uma visão crítica a respeito dos riscos e retrocessos representados pelo Movimento Escola Sem Partido.
MARIO CAJÉ
ANDRÉ COELHO
Jornalista formado pela UFF, é repórter da Rádio CBN e da Rádio Globo. Foi produtor de reportagem da Rede Globo e também passou pela agência Reuters, Jornal O Dia, Auracom Assessoria e pela Folha Dirigida. É setorista de Polícia, mas também cobre Política e Economia. Participou da cobertura da crise internacional de 2012, da JMJ, das manifestações de 2013, Copa do Mundo, eleições de 2014 e da tragédia de Mariana. Recentemente, cobriu o impeachment, fases da Lava Jato no Rio, a Olimpíada e as eleições municipais.
MANOELA MAYRINK
MARIANA PITASSE
CAROLINA ARAUJO
