domingo, 11 de dezembro de 2016

"Nossos jornais são tão ruins que criaram a necessidade dos espaços alternativos", diz autor do Tijolaço

Por Aline Ventura  
Foto de Mari Chamon

Fernando Brito, autor do blog Tijolaço
O último dia do Controversas começou com um tema frequentemente discutido no curso de Jornalismo: o papel da mídia alternativa na atualidade, diante do cenário de crise política. Na mesa "Blog e Crise Política", mediada pela professora Sylvia Moretzsohn, o jornalista Fernando Brito, autor do blog Tijolaço, falou sobre as dificuldades e as vantagens de se manter um veículo que não faz parte da grande imprensa. "O lado do ruim do blog é trabalhar sem organização e sem estrutura, além de fazer uma crítica benévola. Se você trabalha sozinho, tem que ter cuidado para não pegar leve na hora de avaliar e revisar o que foi produzido. Por outro lado, a cooperação entre as pessoas que trabalham com blog e a liberdade de temas são pontos positivos", analisou Brito. 

Assessor de Leonel Brizola por 22 anos, Brito é o criador e o editor do Tijolaço. Segundo ele, o blog recebe cerca de 200 mil visualizações diárias, com picos de até 600 mil. Os números são pequenos se comparados aos 22 milhões de views da Folha, mas ainda assim consideráveis. Para o jornalista, a falta de qualidade da grande imprensa impulsiona o crescimento da mídia alternativa. "Os nossos jornais, hoje, são tão ruins, limitados e acríticos que acabaram criando a necessidade de termos esse espaço alternativo", criticou Brito, que ainda completou: "A gente presta um serviço público ao estabelecer o contraditório". 

Jornalista há 38 anos, Fernando Brito apontou a curiosidade e o rigor na apuração como as principais ferramentas de um repórter. O editor do Tijolaço não poupou palavras ao analisar a profissão, ressaltou a importância do envolvimento com o trabalho e aconselhou o público que assistia à mesa, formado por futuros jornalistas em sua maioria. "O jornalismo é uma profissão que rouba muito de você. Se não tiverem paixão, façam outra coisa", concluiu Brito.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

O Controversas é um seminário organizado por professores e alunos do Departamento de Comunicação Social da UFF desde 2010. O tema desta edição, em 29 e 30 de novembro de 2016, é cobertura do impeachment. O evento acontece na sala InterArtes do Iacs/UFF.

Curta a nossa página

Ajude o Controversas

Ajude o Controversas
Participe da iniciativa

IV Prêmio Controversas

IV Prêmio Controversas
Confira o regulamento e inscreva-se

Postagem em destaque

Anote na agenda!

As datas do próximo Controversas estão confirmadas: 29 e 30 de novembro de 2016. O tema dessa edição é "A cobertura do impeachment - A ...